segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dor

Foi Carla, minha namorada, quem me alertou: "você viu a capa de 'O Globo' de hoje?" (quarta-feira, dia 09/05/2008). Eu vi, mas não tinha visto nada demais. O que ela percebeu, me deixou pasmo. Uma foto sobre mais uma "operação limpeza" na zona sul do Rio, feita pela prefeitura, trazia a seguinte legenda: "o governo recolhe, em Ipanema, 22 menores e 12 caminhões de lixo". Assim mesmo, juntos. A mesma coisa. A mesma "limpeza".
Eu não sei o que mais me incomodou: a visão elitista e repulsiva de "O Globo" ou a minha apatia. Afinal, eu li, ou melhor, passei os olhos e não me dei conta da barbaridade cometida na minha frente.
Obrigado, Carla, por me fazer enxergar.

2 comentários:

tici disse...

foda isso. A (auto)denominada grande imprensa no Brasil é absurda. O globo então, sob a batuta do Ali Kamel... O cara diz que não temos racismo no Brasil, se coloca a favor da remoção de favelas e é editor de um dos maiores jornais. Equação quase demoníaca! Temos mesmo que estar atentos a essa manipulação... mas é duro.
beijo!

Unknown disse...

que delícia, pedrinho, que bom ler que vc continua crítico, questionador e bem humorado, com coragem pra não desviar e disfarçar... é estranho ler isso daqui de longe, de onde questiono o ser brasileiro por nós e pelos outros, estudando as letras portuguesas com colegas que sabem mais ingles do que o próprio idioma... mas isso já é outra conversa, vai. tenho saudades de conversar contigo, estava um pouco confusa e cansade quando nos vimos... ainda estou me adaptando a realidade estrangeira enquanto ainda tentava entender a que nasci. desejo vida longa ao blog, ao incomodo que obriga a pensar.