terça-feira, 27 de maio de 2008

Dependência

Tive que escrever um relatório parcial sobre os alunos que estão em dependência em História em terê. Lá funciona assim: os alunos que não são aprovados no ano em até duas disciplinas fazem aulas semanais de dependência fora do seu horário escolar. A parte do meu relatório na qual reflito sobre o sistema de dependência está aí embaixo. E eu fico me fazendo a seguinte pergunta: se eu não acredito na dependência, o que que eu estou fazendo lá, dando aulas?

"Não posso concluir este relatório sem apresentar a minha total descrença e discordância com o sistema de dependência tal qual ele é feito. Não acredito que esta estrutura seja a mais propícia para o desenvolvimento real e profundo dos estudantes, em que pese as possíveis exceções. Na minha opinião, o dinheiro gasto pela prefeitura seria melhor empregado se investido, como prioridade, em projetos desenvolvidos pelos professores, projetos estes que poderiam tornar a escola um ambiente cada vez mais agradável e interessante para os estudantes. O exato oposto da dependência, na qual os estudantes com alguma dificuldade são obrigados a ir para escola estudar fora do seu horário com os mesmos livros e matérias que ele já não gosta no horário regular. A dependência é vista, com razão, como um castigo e a escola se torna sinônimo de tédio, tortura.
Na opinião deste professor, o verdadeiro aprendizado não pode ser conquistado através da punição, da obrigação ou da repetição. Saber e prazer devem caminhar juntos."

Um comentário:

jana disse...

Querido:
AQ pergunta não deveria ser o que vc esta fazendo la, mas sim o que nós ainda estamos fazendo na educação. No Estado tb tem dependência e, no município, tem a famigerada "aprovação automática" que o mentiroso do Paes vai manter. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.
bjs
jana