terça-feira, 20 de maio de 2008

O Julgamento de Getúlio Vargas

Vou iniciar um projeto com a minha turma que culminará em um "julgamento" de Getúlio Vargas. Já fiz esta atividade três vezes, com níveis diferentes de sucesso. Nós estamos trabalhando Estado novo agora, e distribuirei diversos documentos, fotos e outros elementos que podem ser utilizados pelos advogados de defesa e de acusação. Além destes, a turma terá um juiz, o próprio Getúlio (meio surreal: ela poderá usar como argumento o seu próprio suicídio!), e testemunhas de defesa e acusação. Sugerirei algumas, mas os estudantes são livres para usar quem quiser e como quiser. Os outros estudantes farão parte do Júri. Todos deverão, ao final do trabalho, apresentar um texto com as suas reflexões sobre Vargas.
Após esta atividade, para encerrar o bimestre, vou apresentar para o debate um texto que coloca getúlio Vargas como um agente histórico do seu tempo que tinha diversas semelhanças com outros governos na América e que não surgiu por acaso naquele momento, no Brasil. Pode ser meio pedante acabar com uma reflexão do professor, mas foi a maneira que encontrei para romper a dicotomia que esta atividade tende a acarretar.
Quem quiser mais informações, entre em contato que eu passo todos os "passos" e documentos utilizados na atividade.

PS: estou aberto a opiniões.

51 comentários:

Anônimo disse...

Oi Pedro!
acabo de ver seu blog e está super interessante... não sei se a Carla te disse, mas estou fazendo uma pós em Educação. As suas impressões e iniciativas são muito sensíveis aos problemas que temos debatido... jogou luz em alguns elementos que estou lá, debatendo em teoria no mestrado.
Parabéns! Agora que descobri vou frequentar!
um abraço,
Silvia Cáceres

Anônimo disse...

Oi Pedro!
Olha,eu vou fazer um trabalho na minha escola e vou estar na defesa de gétúlio vargas,e vi o seu blog,então queria saber se poderia me dar umas dikas maneiras,argumentos e docs,e onde achar informaçoes!
O meu e_mail é esse aí de cima,se digitar ele no orkut poderá me achar.
Se puder me ajudar eu agradeço.Bjsss

Anônimo disse...

o E-MAIL:Deus_carla@hotmail.com

Unknown disse...

.
Oii !
eu vou fazer um trabalho de getulio, e vou estar na acusação ! gostaria muito se você me desse algumas argumentos e dicas.
meu email é : sayrana_x@hotmail.com

obrigada ;)

Laynna disse...

Oi, estou concluindo minha faculdade de História e gostaria de detalhes deste projeto, pois pretendo realiza-lo com meus alunos no estágio.
Um abraço

Anônimo disse...

Olá.. Estou cursando a oitava série do ensino fundamental onde também será realizado um Juri simulado a respeito de Vargas. Serei a advogada de acusação. Gostaria que você me desse argumento contra ele que persuadissem o juiz, no caso, o meu professor. Se puder ajudar com respostas aos possíveis tópicos retratados pela defesa, seria muito bem vindo. Por favor, peço o maximo possível. Estou com tempo para estudar e gostaria de fazer um trabalho bem feito. conto com a suas dicas. Meu email é: leticia_guzella@hotmail.com

Unknown disse...

oi me chamo greicy e gostaria muito de sua ajuda pois estou no 3 ano do ensino médio e vamos fazer po julgamento de vargas eu vou fazer a defesa dele e gostaria muito q vc me ajudasse !!!seu trabalho é otimo adorei se puder eu vou agradecer. meu email é :greyyoliver_lindynha@hotmail.com
conto com sua ajuda bju greyy

Pedrinho, vascaíno e professor disse...

Galera, quem quiser mais informações sobre o projeto "o julgamento de Getúlio Vargas" acesse este blog e leia as postagens atuais. Nela eu disponibilizo alguns links com textos, vídeos e áudios sobre Vargas, que pode ajudar a quem vai fazer um julgamento deste personagem.

Pedrinho, vascaíno e professor disse...

Galera, quem quiser mais informações sobre o projeto "o julgamento de Getúlio Vargas" acesse este blog e leia as postagens atuais. Nela eu disponibilizo alguns links com textos, vídeos e áudios sobre Vargas, que pode ajudar a quem vai fazer um julgamento deste personagem.

Bianca disse...

To precisando de ajuda em um juri simulado. Eu sou advogada de acusaçao e queria sua ajuda. Meu e-mail é esse: biba_lok12@hotmail.com Por favor, me ajuda. Estou precisando com urgencia. Desde ja, obrigada.

Pamela disse...

oie...
bom...
pesquisando um pouquinho descobri o seu blog e adorei pois vou passar por esse julgamento,onde sou a promotora...
se puder me ajudar com qualquer informação que tiver contra Vargas agradeço bastante...
o julgamento é daqui 10 dias e ainda não me sinto preparada...
por favor me ajude!
aguardo resposta...
meu email:morangolandia011@hotmail.com

Doug disse...

Ola
Estou cursando o 2ºano do E.M. ,vou fazer um trabalho de juri na escola, e vou fazer parte tanto da acusação como na defesa de Getulio Vargas.Se possivel gostaria que você me mandasse documentos ou idéias de como poderia argumentar. De preferência gostaria que me mandasse da acusação, mas se possivel, mande dos dois nesse email: doug_p.ribeiro@hotmail.com
Grato

Gabriela disse...

Oi Pedro ! Tudo bem ?
Aqui , estou cursando o 2º E.M e vou fazer um juri do Vargas , estou no grupo da defesa queria saber se voce poderia me mandar algumas sugestoes e/ou documentos, qualquer ajuda sera muito bem vinda! Agradeço desde já ! =)

entre em contato , por favor !
estarei esperando.

gabilauar@hotmail.com

tentativa de blog disse...

Olá Pedro,
Estava fazendo uma pesquisa a respeito de Vargas, visto que vou participar de um Juri-Simulado( nesta quata-feira[26/08/09) e faço parte da defesa, e acabei encontrando o do seu blog. Não sei se vai ter tempo de me ajudar , ja que está "em cima da hora", mas se puder , gostaria que me enviasse dicas e alguns argumentos em defesa de vargas. meu e-mail é tatiwfranklin@hotmail.com
Desde já agradeço. Grande abraço e parabéns pelo projeto.

Unknown disse...

Irei fazer um júri-simulado sobre Getulio Vargas, se puder enviar dicas e argumentos de defesa e acusação.
Lucas_lrc_@hotmail.com

Anônimo disse...

Seu ponto de vista é legal pena que você é vascaino! rsrsrs FLAMENGO!!!

Consultora Fernanda disse...

Boa tarde Pedro!
Etou fazendo o juri simulado De Getúlio Vargas e estou na defesa, queria muito sua dicas, ou talvez até como montar um processo... Vc pode por favor manda-las no meu amail?
fernandapaulamacedo@hotmail.com

Estarei esperando!

Obrigada!!

Unknown disse...

Boa tarde Pedro, tudo bem ?
bom, eu estou no 2º ano e vamos simular o julgamento. sou advogada de defesa, então como vc ja é craque no assunto, gostaria q vc mi desse algumas dicas e alguns arguemtnos que posso dizer no momento.Es pero anciosa a sua resposta, gostaria que ela chegassepra mim o masia rápido possivel,pois o julgamento será na segunda feira dia 26/10/09.Desde já agradeço. bejos
ps: já ia esquecendo te te passar meu email :p hehehe
isapantolfo@bol.com.br
isinha-mpg@hotmail.com

Unknown disse...

vou fazer um trabalho na faculdade e vou ser testemunha de defesa de gétúlio vargas, gostaria de dicas principalmente para argumentar com a acusação, visto que não saberia as perguntas da protoria antecipadamente...

Juliana the single ♥ disse...

Oi Pedro.eu vou fazer um trabalho sobre vargas e vou ser a testemunha da acusação você pode me dar umas dicas de como posso fazer ? é a minha primeira vez =/
julianasilvapg@hotmail.com

grata.

Unknown disse...

Pedrinho, tenho que fazer um trabalho de Juri Simulado do Getulio no qual sou Promotoria. Voce poderia me ajudar me dizendo algumas acusaçoes que Getulio sofreu, ou se puder enviar os documentos, será incrivel ! Muito Obrigada !

Unknown disse...

o e-mail eh gi.s2_brescia@hotmail.com

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

Anônimo disse...

hola eu estou fazendo esta atividade sou da oitava serie tambem e eu sou do juri o que eu posso perguntar contra a defessa e o ataque?

Anônimo disse...

Oi Pedro , como vai ?
Eu vou ser testemunha de defesa gostaria de algumas dicas, se poder me ajudar , agradeço.
meu e-mail é: larissamatosnascimento@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi, sou advogada de acusação, estou fazendo um juro simulado de Getulio Vargas tambem, sera que pode me ajudar?
meu e-mail é gersica_camilo@hotmail.com ..
abraços

Anônimo disse...

Olá, também estou fazendo um jurí simulado sobre Getúlio Vargas e gostaria de saber se também pode me ajudar, sou da defesa.
Muito obrigada, aguardo ansiosa e com urgência, pois tenho apenas duas semanas para organizar tudo.
Meu e-mail é larissa.etfg@hotmail.com

Rachel por Rachel disse...

estou também participando de um juri simulado. poderia me dar algumas dicas e mandar as informações que adquiriu ? meu email é raisa_2112@hotmail.com
muito obrigada.

Anônimo disse...

Oi Pedro!
Vou participar de um Juri também, e vou ser de acusação, preciso que me ajude, muuito obrigada
Passe por e-mail: milee-sodre@hotmail.com
Ramilee Sodré

Anônimo disse...

Ola Pedro!
Sou aluna do terceiro ano do ensino medio,e tenhu um jurí simulado de Getulio Vargas para apresentar,faço parte da defesa,se tiver com vc me dá algumas dicas de como posso defender Getulio Vargas,e quem posso apresentar como testemunhas de defesa!
Pode mandar para meu e-mail:dani_xinhaaaa@hotmail.com
Espero sua ajuda

Muito Grata!

Anna Lafetá disse...

Oi! vou fazer um trabalho parecidíssimo com esse, e estou responsável pelo Jornal Ultima Hora, que é pró Vargas .. queria algumas dicas para fazer o Jornal, como reportagens que eu poderia fazer, propagandas, fotos ..
muito obrigada ! espero retorno

nanalafetah@yahoo.com.br

Diana disse...

Oi preciso muito de ajuda minha professora esta fazendo uma juri simulado como réu o Vargas preciso muito de ajuda sou advogada de defesa preciso de dicas e argumentos que me ajudem.
Abraço Me Responda Por favor!
diana_giraldi@yahoo.com.br
Preciso com urgência

leonardocsousa disse...

Olá Pedro,

como os outros estou fazendo um Júri a respeito de Vargas. Gostaria que me enviasse alguns docs com relação a acusações contra Vargas, pois sou o Promotor...
Agradeço desde já.

e-mail: leonardocampos94@gmail.com

Cristina Albuquerque disse...

Olá (:
gostaria de saber, quais as testemunhas que o senhor indicou para a acusação.

grata!

Cristina Albuquerque disse...

Olá (:
gostaria de saber, quais as testemunhas que o senhor indicou para a acusação.

grata!

William disse...

OI!
Estou fazendo um trabalho sobre o jugamento de Vargas e sou da acusação, e tenho duvidas sobre perguntas para fazer a Vargas!Poderia me ajudar?
E-mail: william_sarn@yahoo.com.br

Jessé Araújo disse...

Olá amigo estarei fazendo um trabalho de historia sobre este assunto quero q vc me der dicas de testemunha de defesa...ok?
obrigado ta ae meu email:
jesselima_10@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá! Farei um trabalho sobre o Julgamento de Vargas e estou precisando de ajuda, vou ser uma testemunha de defesa...
Obrigado!
email: laaymachadoo@hotmail.com

Anônimo disse...

ola Pedro, estou fazendo parte do grupo de defesa de Getulio e preciso muito de sua ajuda o que ouder me fornecer, envie para e-mail:caio007daniel@hotmail.com

Juliane disse...

Oi , tenho um juri simulado na escola sexta feira, e eu spu advogada de defesa de getulio vargas..vc pode me ajuda???

Anônimo disse...

oi, vou fazer um juri sobre o Vargas, e gostaria de mais informações se você puder me ajudar ficarei grata, se puder mandar os documentos que você falou que tinha e argumentos, o que você tiver ajuda , meu email: duda.silvestre@hotmail.com
Agradeço desde já :D

Camila Penha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Penha disse...

Olá!! minha turma vai fazer o julgamento de Getúlio Vargas e eu faço parte da acusação se pudesse mandar algum material, ficarei muito agradecida. o meu email é camilapenha2011@gmail.com .

Att Camila Penha.

Anônimo disse...

Oi...
Vou fazer um trabalho sobre getulio vargas e vou ser promotora de acusação e gostaria de algumas dicas.. pode me ajudar?
Obrigado.. :)

Há meu email é kezialimadelima@gmail.com

Let's disse...

Oi professor Pedro!
Neste momento ,na matéria de história,faremos um júri simulado sobre os Governos de Getúlio Vargas ,onde fiquei com o papel de advogada de defesa.Vi seu blog,e achei interessante.Gostaria de saber se tem como me enviar o material que você possui para me ajudar na defesa, inclusive argumentos da acusação para que eu possa trabalhas em cima dele.
Grata,
Letícia Couto e-mail : let_cks@hotmail.com

johnatas disse...

ola
Vou fazer um trabalho sobre Getúlio Vargas e vou ser advogado de defesa e gostaria de algumas dicas.. pode me ajudar?
Obrigado.. :)

meu e-mail é johnatas@wlacontabil.com.br

johnatas disse...

ola
Vou fazer um trabalho sobre Getúlio Vargas e vou ser advogado de defesa e gostaria de algumas dicas.. pode me ajudar?
Obrigado.. :)

meu e-mail é johnatas@wlacontabil.com.br

Anônimo disse...

Olá
Eu e minha turma realizaremos um juri simulado com o tema Vargas,me responsabilizei pelo papel de Promotora,vi seu blog e achei interessante.Agradeceria muito se de alguma maneira você pudesse ajudar.
E-mail : tharssa@hotmail.com

Graziele Xavier disse...

Olá eu sou alna d curso de direito 1º semestre e para aula da português faremos um julgamento sobre Getúlio Vargas, teremos 3 advogados de defesa e 3 de acusação, a sala será o juri e a professora a juíza. No meu caso estou procurando argumentos que me ajudem á acusar ele, gostei do seu site e se for possível você me passar alguma orientação eu agradeceria.

Unknown disse...

Olá, sou uma aluna do ensino médio e meu professor irá promover o mesmo juri com nós. Serei promotora (procuro documentos de acusação) do Juri e queria pedir ao senhor enviar-me alguns documentos para estudo. Não consigo achar o email do senhor no blog para facilitar a comunicação, então vou colocar o meu aqui no comentário: samaramelissa25@gmail.com
Se o senhor me ajudar ficarei muito feliz. Obrigada!

Unknown disse...

Óla,gostaria de saber se tem como o senhor disponibilizar o material, pois estarei fazendoo um juri simulado em minha escola,e ajudaria bastante se podesse me passa-lo.
email:elimansomiller@hotmail.com
Desde ja agradeço.