terça-feira, 11 de março de 2008

Entrando vaiado em campo

O ótimo e divertido Blog de Marcos Alvito (meu ex-professor) sobre o futebol na inglaterra - http://arainhadechuteiras.blogspot.com/ - sempre me faz refletir. Outro dia, ao ler a crônica "Malandros Otários", me deparei com a seguinte questão: por que, no Brasil, os árbitros de futebol já entram em campo vaiados pela torcida? Alvito conclui que um dos fatores seria a construção do Estado Brasileiro: "A tradição de um Estado autoritário e centralizador, desvinculado da sociedade, torna qualquer autoridade suspeita: 'todo político é corrupto, todo policial é bandido e todo o juiz de futebol é ladrão'." (tá la no Blog dele).
Na hora me bateu o estalo: caramba! Isto também acontece conosco, professores! Em uma sociedade que tenta excluir cada vez mais a população pobre dos processos decisórios, nada mais natural que o povão desconfie de quem venha lhe impor uma "ordem", lhe dar uma "lição". E, ai de nós professores, já entramos em campo vaiados. Muitos de nós tentam distribuir cartões vermelhos a torto e a direito para os alunos, com o intuito de "impor respeito": "sai de sala", "cala a boca", entre outros brados menos votados já foram utilizados por todos os professores. Comigo, nunca deram certo. Só me deixaram mais mal-humorado e com vontade de me vaiar também.
Como diria qualquer um destes ex-árbitros comentaristas: "perdeu o controle da partida". Mesmo me colocando no papel de Juiz, já fui muitas vezes goleado pelos alunos.
Tem saída? Quem sabe chamar os alunos para "apitar" o jogo com a gente?
- Como?
- E eu sei lá?

3 comentários:

Anônimo disse...

Pedrinho!!!! Que delícia!
Passarei sempre que estiver sofrendo deste terrível mal da falta do que fazer. Capaz até de ficar à toa de propósito só pra fazer uma visita... rs
Beijos!

Anônimo disse...

Pedro!!!! Saudade!!
Muito bom seu comentário comparando o juiz com o professor!
Que fazer? QUE FAZER??
Professores que sofrem com esse estado de coisas, com esse papel repressor precisam se unir .
Beijos!
Lunática

tici disse...

o povo desconfia dos poderosos mas qualquer oportunidade de se mostrar em posição hierárquica superior é aproveitada sem o menor respeito. é o tal do "meu pai é juiz".
Quanto aos professores, o melhor é que ele não se coloque em posição de "otoridade" na sala, não? Afinal, é uma troca. Enfim, sei lá! beijo!